Logo Merkator
INFORMAÇÕES ÚTEIS

Como conhecer as diferentes formas de um empreendimento imobiliário

Antes de fechar a compra de um imóvel em lançamento, o comprador deve se informar detalhadamente a respeito da forma em que será feito o empreendimento: se "compra e venda a preço fechado" ou se obra pelo regime de "administração".

Se o empreendimento é a "preço fechado" , o vendedor se obriga a construir o prédio e entrega-lo ao comprador pronto e acabado, no prazo e pelo preço estipulados previamente em contrato (preço das parcelas fixas, das prestações , se sujeitas a correção e por qual índice e periodicidade).

Se a obra é "por administração", as despesas de construção são totalmente custeadas pelos compradores das unidades autônomas que, além dos custos da própria unidade, também ratearão as despesas de construção das partes comuns (portaria, play, garagem, etc.), como também dos equipamentos que serão instalados no edifício. Neste tipo de empreendimento, não existe "preço" de venda e sim "custo global estimado" de todo o empreendimento. O "custo global estimado", bem como o "custo estimado" da unidade autônoma contratada deverão constar do contrato a ser assinado e estarem atualizados, conforme determina a legislação em vigor. Isto porém não significa que estes custos não sofrerão reajustes, o que deverá ocorrer sempre que houver variação nos preços dos materiais e mão-de-obra utilizados no empreendimento.


<< Retorna à página anterior


Av. Almirante Barroso, 63 Grupo 407 - Centro - Rio de Janeiro    (21) 2240-0844    imovel@merkator.com.br  English